Para quem acompanha o Blog da Dynamo já deve ter percebido que a prática de atividades físicas proporciona benefícios para o corpo como um todo. E, não poderia ser diferente com a nossa pele. Ela funciona como um reflexo do estado de nossa saúde física e mental.
Mas, como posso potencializar os resultados?
Confira a seguir algumas dicas da dermatologista Laís Villela de Andrade*:
Saúde da pele
- Circulação – pede mais hidratada
Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial aumenta seu fluxo e, consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Os sistemas venoso e linfático também aumentam a velocidade de drenagem, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele, deixando-a hidratada, corada e viçosa.
- Retarda o envelhecimento
A atividade física aumenta a produção de substâncias químicas, como o hormônio do crescimento e L Glutamina (liberados principalmente na musculação) e exercem grande ação antienvelhecimento!
Durante a atividade física, também temos aumento de antioxidantes endógenos (produzidos por nosso próprio organismo), que combatem os radicais livres. Isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging.
- Mais elasticidade
Devido ao movimento durante os exercícios, ocorre uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele reduzindo o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas. Também há estímulo a fibroblastos e elastina que se revertem em uma pele mais elástica e firme.
- Menos acne
O exercício físico diminui o nível de cortisol (o hormônio do estresse) e, por isso, melhora também a qualidade do sono. Altos níveis de cortisol podem contribuir, inclusive, para o aparecimento da acne. O cortisol, em excesso, estimula na pele a glicação, um processo em que o açúcar danifica o colágeno, deixando a pele mais rígida (o que pode se manifestar como rugas e linhas de expressão). Além disso, ele está relacionado ao aumento de oleosidade e à diminuição da produção natural de ácido hialurônico na pele.
- Mais bonita
Há também uma maior produção de endorfinas, que são produzidas pela hipófise e conferem sensação de bem-estar, felicidade e euforia, o que influencia e, consequentemente, afeta positivamente a aparência da pele.
Agora você tem mais motivos para praticar exercícios físicos regularmente: a saúde e beleza da sua pele!
Agende uma aula experimental. Com certeza temos uma modalidade que melhor se adequa às suas necessidades!
*Laís Villela de Andrade Dermatologista
CRM 64478 RQE 41780