As 7 melhores atitudes para voltar aos treinos depois das férias

O que significa férias pra você?

Para grande maioria das pessoas, férias é sinônimo de relaxar e desligar totalmente dos compromissos do dia a dia. Muitas vezes isso inclui deixar de lado uma alimentação balanceada e os treinos. Com o término desse período vem o grande desafio: como retomar o ritmo de exercícios físicos?

adult-airport-arrival-1008155Se você está com um sentimento de culpa por ter passado um pouco da conta no final do ano ou enfrentando dificuldades pra pisar na academia ou no box, fica tranquilo! Até o final desse texto, você vai saber como voltar ao seu ritmo normal de treinamento!

Só de dar uma olhada em alguns sites, revistas e redes sociais fica fácil perceber que janeiro é o mês de incentivo ao retorno (ou início) às práticas de atividades física, além das tradicionais metas de ano novo. Para te ajudar nisso, preparamos as 7 melhores atitudes para voltar das férias em dia com seus treinos!

 

1 –  SEM VERGONHA

A primeira coisa a se fazer é avisar o treinador o período que você ficou sem realizar atividade física. Sem meias palavras, não precisa ficar se explicando ou com vergonha por ter abandonado um tempo! Com isso é possível ajustar seus exercícios da melhor forma e garantir sua adaptação nesse retorno, assim como estabelecer o número de sessões por semana com um tempo de recuperação adequado.

2 – ESCUTE SEU CORPO E VÁ COM CALMA. SEM PRESSA

Qual a primeira coisa que vem a sua mente depois de ficar um tempo afastado dos treinos e retornar?

“Voltar tranquilo, um passinho de cada vez” ou “tenho que recuperar o tempo perdido o mais rápido possível”?

A maior parte de nós seres humanos, é imediatista, ansiosa, queremos tudo “pra ontem”. Esse é um dos maiores pecados para quem volta a treinar. Pode parecer um paradoxo, mas quanto mais rápido quer que as coisas aconteçam, grandes são as chances de fazer tudo demorar mais. O risco de uma lesão instantânea ou de sobrecarregar tendões e ligamentos é alto nesse período de retorno.

Pode ficar numa boa – após algumas sessões de prática, os músculos recuperam a força e o condicionamento.

3 – É CLICHÊ MAS TEMOS QUE FALAR: CUIDE DA ALIMENTAÇÃO!

Que atire a primeira pedra quem nunca deu uma desequilibrada na alimentação no período de férias.

Uma estratégia detox é interessante nesse momento, além de todos aqueles cuidados que estamos cansados de saber: evitar excesso de açúcar, sal, álcool e caprichar nos prés e pós-treinos de acordo com a modalidade praticada.

4 – PLANEJE O SEU DIA

Uma das principais desculpas pra faltar ao treino é a falta de tempo. Muitas coisas para resolver no início do ano, novos projetos no trabalho, cuidar dos filhos, mudanças, etc. Exceto em casos extremos, essa justificativa pode ser resolvida com um simples planejamento e comprometimento.

Por mais que a rotina possa parecer caótica, já deixar separado o seu horário sagrado para os exercícios evitará novas pausas no futuro.

5 – É CLICHÊ MAS TEMOS QUE FALAR (O RETORNO): DURMA BEM!


Você provavelmente já sabe que além dos exercícios e alimentação, o sono de qualidade tem papel fundamental na sua recuperação de corpo-mente e fecha a tríade da conquista de resultados significativos.

Pra muita gente, as festas de final de ano e comemorações desregulam também o ciclo de sono rotineiro. Independente de dormir mais ou menos, a mudança nos horários requer uma nova adaptação. Logo, se quiser ter um retorno de qualidade nos treinamentos, lembre-se de ter noites bem dormidas.

6 – EU E VOCÊ, VOCÊ E EU

Treinar com alguém é uma boa estratégia agora. Além da companhia, quando criamos compromissos com outras pessoas tendemos a ficar mais responsáveis. Logo, se bater aquela preguiça na hora de ir para academia, lembre-se que tem um parceiro contando com você.

Pra melhorar, vocês ainda criam um momento pra se atualizarem sobre as férias e as festas de final de ano. Só não vale ficar de papinho o tempo todo, hein!

7 – DEFINA METAS REALISTAS

Quando retornamos aos treinos também é normal aquela empolgação de chegar já querendo dobrar a meta anterior, afinal de contas, agora vai!

Lembre-se das dicas 1 e 2 e vá com calma. Além do risco de lesões já citado, metas acima do nível de preparação atual geram alto risco de ansiedade e frustração. Converse com o treinador e defina uma meta desafiadora, mas acima de tudo palpável para esse momento de retorno.

Fat-melting-bodyweight-only-workout-plan-

Essas foram as 7 melhores atitudes para voltar aos treinos depois das férias! Aplique-as e mantenha a consistência: da mesma forma que seu cérebro possa ter entendido o período de pausa como uma nova rotina, manter a frequência durante as próximas semanas será essencial na compreensão da retomada do hábito de exercícios físicos.