* Por Geovana Fernandes
Em nosso último artigo, começamos a falar sobre a recomendação de musculação para crianças. Agora, vamos detalhar um pouco mais sobre quais tipos de atividades são indicadas dentro de cada faixa etária.
Um treinamento bem organizado e supervisionado para jovens pode ser realizado em até 20 minutos por sessão de treino. Durante o período inicial, para crianças de 8 a 10 anos, a frequência semanal de duas sessões pode trazer ganhos significativos de força e mudanças na composição corporal.
A lista a seguir apresenta algumas recomendações e uma progressão de exercícios dos 5 aos 18 anos.
- (5 a 7 anos): Prescrever exercícios básicos com pouco ou nenhum peso; desenvolver o conceito de uma sessão de treinamento; ensinar as técnicas do exercício; progredir de exercícios calistênicos com peso do corpo para aqueles com parceiros e cargas leves; manter o volume baixo.
- (8 a 10 anos): Aumentar gradualmente o número de exercícios; iniciar o incremento gradual e progressivo da sobrecarga; manter os movimentos simples; aumentar o volume lentamente; com cuidado, monitorar a tolerância ao estresse do exercício.
- (11 a 13 anos): Ensinar todas as técnicas básicas do exercício; continuar progressivamente aumentando a sobrecarga; enfatizar a técnica; introduzir movimentos mais avançados com pouca ou nenhuma carga.
- (14 e 15 anos): Progredir para programas com exercícios de força mais avançados; incluir componentes específicos do esporte; enfatizar as técnicas; aumentar o volume.
- (16 anos ou mais): Entrar no nível inicial de programas para adultos, depois que toda a experiência anterior tiver sido obtida.
O programa de Treinamento de Força deve ser realizado em condições favoráveis, tanto para segurança quanto para o divertimento da criança e do adolescente. Vale ressaltar que são informações sugestivas e que, de maneira alguma, substituirão a avaliação e coleta de dados mediante o professor de Educação Física.
Na Dynamo, temos a modalidade Funcional Kids, uma aula que utiliza a ludicidade para trabalhar o desenvolvimento motor e social da criança. Habilidades como coordenação motora, equilíbrio, força, flexibilidade são treinadas em todas as aulas. Agende uma aula experimental e conheça!
*Geovana Fernandes, CRN9 22302 – Nutricionista, Graduanda em Nutrição Esportiva e Funcional VP