Exercício físico controla a hipertensão ?

Há tempos, o exercício físico não era bem vindo para quem tinha qualquer risco cardiovascular. Hoje ela virou arma consagrada contra a hipertensão arterial.

O quadro de hipertensão arterial pode ser desenvolvido a partir de diversos fatores de risco: o excesso de peso, a obesidade e o sedentarismo. Por isso, é recomendado que hipertensos tenham hábitos mais saudáveis.

Além de influenciar a pressão arterial, a atividade física, colabora para a redução da mortalidade e do risco de problemas cardiovasculares.

A prática regular de exercício físico

A prática regular de atividades físicas reduz a pressão arterial, tanto de indivíduos que já apresentam a pressão alta, quanto daqueles que ainda não apresentam, mas que possui um risco elevado de desenvolvê-la. Por exemplo, os filhos de hipertensos, os obesos e os pré-hipertensos entre outros.

É interessante ressaltar que com a prática de atividade física regular, a pressão arterial diminui não só em repouso, mas também quando a pessoa está realizando suas atividades diárias.

Pratique exercício físico regularmente e evite hipertensão.

No combate à hipertensão podemos escolher como exercício físico a corrida, a natação e o ciclismo como as principais modalidades. Indica-se pelo menos meia hora por dia ou duas horas e meia distribuídas ao longo da semana.  Já o treino resistido, além de fortalecer os músculos, possuem um impacto positivo na pressão. Nas academias, torna-se necessário tomar cuidado com o peso, que é recomendado não extrapolar os 50% da carga máxima que o hipertenso aguenta. A ideia é evitar sobrecargas ao coração.

Desta forma, a prática regular de exercício físico é recomendada para prevenir e tratar a hipertensão arterial. Também importante salientar, que a quantidade de atividade física necessária para promover os benefícios mencionados não precisa ser elevada. Basta fazer atividades aeróbicas, por 30 minutos em intensidade moderada, na maioria dos dias da semana.

Atenção!

O exercício não deve ser iniciado quando as pressões arteriais sistólicas e diastólicas estiverem acima de 160 e 105 mm/Hg.

Para a prática de atividade física, a intensidade moderada é a melhor escolha, pois não traz contraindicações para a população em geral. Porém, se a pessoa apresentar alguns sintomas é importante ficar atento. Alguns exemplos como dores no peito ou desconforto respiratório durante a atividade física, é importante parar e procurar um médico.

Por isso, para a prática de exercício físico é fundamental. E para um melhor desempenho, procure sempre um profissional qualificado da Educação Física.

Texto escrito pelo professor Leandro Leiras