Todo mundo já sabe que comer mal e em excesso leva ao ganho de peso. Entretanto, não é apenas a alimentação desregrada e a falta de atividade física que levam a alteração da composição corporal, mas também alterações no metabolismo, intolerâncias alimentares, noites mal dormidas e estresse.
O estresse traz como consequências a queda da qualidade do sono, aumento dos níveis de gordura e açúcares no sangue, redução da imunidade, retenção de líquido e ganho de peso, assim como alterações hormonais resultando em inflamações e doenças crônicas.
Uma dieta saudável, com alimentos ricos em nutrientes e compostos bioativos, pode auxiliar no combate aos efeitos indesejáveis do estresse. Algumas dicas de alimentos que não podem faltar na sua casa são: amêndoas, frutas vermelhas, pepino, arroz e grãos integrais, gengibre, aipo, alho, chás claros, semente de gergelim, farelo de aveia, repolho e sal rosa.
Elaboramos uma lista com alguns alimentos que você deve EVITAR a fim de combater o estresse e seus malefícios:
- Carne vermelha: aumenta a ansiedade e consequentemente o estresse;
- Sal refinado: aumenta a pressão arterial e prejudica o funcionamento das glândulas suprarrenais que auxiliam no controle emocional;
- Doces: além de sobrecarregar as glândulas, eles diminuem nosso poder de concentração, aumentam o grau de irritabilidade e depressão;
- Álcool: estimula a liberação de adrenalina, aumenta a tensão nervosa e a insônia, além de acumular gordura no coração, reduzir a imunidade e diminuir o processo de desintoxicação natural;
- Chá preto, café, chocolate e bebidas com cafeína: esgotam as suprarrenais elevando os níveis de estresse e aumentando o peso por alteração do metabolismo.
Vale lembrar que não é só uma alimentação equilibrada o ponto importante para o controle do estresse, mas também a prática regular de alguma atividade física que lhe traga prazer, associada a atividades sociais que proporcionem bem estar e aumento da energia.
Por Nutricionista Cláudia Assis – CRN 6427