Natal se aproximando, e a preocupação com a ceia aumentando. Calma! Dá pra comer bem também nesse dia, sem fugir assim do seu plano alimentar.
Começando com o que beber, para os amantes de um bom vinho sem dúvida essa acaba sendo a melhor das opções das bebidas alcoólicas. Dê preferência ao vinho tinto, uma vez que a cerveja acaba sendo muito calórica e o vinho ainda tem o benefício do resveratrol – potente antioxidante com ação bem conhecida na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Já para aqueles que querem de fato manter o foco e não ingerir qualquer tipo de álcool, excelente idéia mantendo a elegância seria o consumo de águas aromatizadas – funcionais e até termogênicas se adicionarmos alimentos como cardamomo, pau de canela, gengibre.
No que se trata das carnes, sempre optar pelas mais magras evitando as peles e capinhas de gordura aparentes. Peixes, frango e peru são boas ideias. As oleaginosas – castanhas, nozes, damasco, amêndoas – famosas nuts, estão também em alta nessa data. Ótima opção sendo assim fonte de gordura boa combina com muitos alimentos e podemos adicionar sem culpa à nossa ceia.
Quanto às guarnições como arroz, tortas e purês, adicionar alimentos funcionais e anti inflamatórios, como por exemplo o açafrão da terra, abacate, azeite de oliva extra virgem, semente de abóbora e de gergelim.
Lembre-se que iniciar a ceia com uma salada crua e bem colorida, rica em antioxidantes, fitoquímicos e muita fibra auxiliará bastante na redução do índice glicêmico da sua refeição. Mas não se esqueça, o valor calórico ingerido será todo nosso! Aproveitem! Boa ceia e boas festas!
Por Claudia Assis – nutricionista CRN 6427