Muitas pessoas quando começam a correr tem diversas dúvidas. Uma bastante comum é com relação aos alongamentos para corrida. Há quem goste de fazer o alongamento antes da corrida, já outros preferem depois.
De acordo com alguns estudos o alongamento antes da corrida não é obrigatório porque ele não previne contra lesões. Antes da corrida o mais apropriado é fazer um aquecimento, com trotes leves. No entanto, se caso a pessoa se sinta bem alongando, nada a impede que faça.
O alongamento, em dias de corrida, deve ser feito após a atividade. Um estudo da Universidade de Nevada (EUA) publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, mostra que exercícios de alongamento estáticos (feitos com a pessoa parada) devem acontecer quando o corpo estiver mais frio. Dessa forma, o corredor deve caminhar por alguns minutos antes de iniciar os alongamentos.
O estudo constata que o alongamento após a corrida traz benefícios ao desempenho do corredor. É uma boa forma para relaxar a tensão muscular e promove a transformação das fibras hipercontraídas, fatigadas e pouco elásticas, em fibras musculares mais alongadas que vão se adpatar mais facilmente às atividades menos intensas após os treinos. Isso ajudará na recuperação dos músculos antes da próxima corrida.
Dessa maneira, selecionamos alguns alongamentos para corrida que podem ajudar nesse processo e podem ser feitos após os treinos. O ideal é que a pessoa fique em cada posição de 15 a 30 segundos.
Alongamentos para corrida: o quadríceps
Mantenha o tronco ereto e o abdômen levemente contraído. Leve um pé para trás até encostar no glúteo. Flexione levemente a perna de apoio.
Para alongar a lombar e posterior da coxa
Em pé, tente encostar as mãos no chão e mantenha os joelhos semiflexionados, levando o abdômen até as coxas.
Para alongar a parte posterior da coxa
Em pé, afaste as pernas e flexione um dos dois joelhos, com o joelho não flexionado tente encostar as mãos na pontinha do pé. Fique na posição de 15 a 20 segundos e então faça o mesmo movimento com a outra perna.
Para alongar o dorso
Entrelace os dedos e estique os braços acima da cabeça, seguindo a linha tronco. Mantenha o abdômen levemente contraído e os joelhos soltos.
Alongamentos para corrida: panturrilha
Fique em pé cerca de um passo da parede e coloque um dos pés para trás, o mais longe que conseguir enquanto o calcanhar estiver por inteiro no chão, sem forçar, pois o alongamento deve ser um exercício sutil. O joelho contrário ao movimento fica levemente flexionado. Ficar na posição de 15 a 20 segundos e então troque de perna.
Embora a corrida seja um esporte de fácil acesso, ainda existem muitas dúvidas quanto à sua prática. O atleta deve tomar todos os cuidados para se prevenir contra lesões. Um dica para os corredores iniciantes é buscar a ajuda de um profissional qualificado. Na academia Dynamo, em Juiz de Fora, existe o Dynamo OutDoor, que além de ser uma ótima forma para motivação, os profissionais podem tirar todas as dúvidas de vocês.