Você já ouviu falar sobre Pilates? Essa modalidade, que surgiu por volta de 1900 e foi criada pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, proporciona muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente, para diversos públicos, como gestantes, pessoas em reabilitação, jovens, idosos, atletas etc.
Separamos cinco motivos para você se interessar ainda mais pelo Pilates. Continue com a gente e saiba mais!
Promove o aumento do condicionamento físico
Quando praticamos Pilates, nosso corpo fica tonificado, mais forte e mais resistente. Consequentemente, ganhamos condicionamento físico e mais disposição para realizar atividades diárias. Além disso, o Pilates, combinado com outros exercícios, pode ajudar a emagrecer e a manter a boa forma.
Possibilita o ganho de flexibilidade
A flexibilidade é considerada um dos principais benefícios do Pilates. Por meio da repetição dos exercícios do método, nossa estrutura física fica mais alongada, e há um aumento da estabilidade do tronco. Dessa forma, os músculos se tornam mais potentes e elásticos.
Ajuda na prevenção de lesões
Como já dissemos, o Pilates ajuda a fortalecer e a flexibilizar a musculatura. Outro ponto é que o método auxilia na coordenação e na estabilidade do corpo. Com isso, a modalidade é muito utilizada na prevenção de lesões, principalmente por atletas.
Auxilia na correção da postura e na melhora do equilíbrio
São diversas as patologias causadas pela má postura. As dores e os desconfortos, por menores que sejam, prejudicam a execução das tarefas do dia a dia. Com a prática do Pilates, é possível realizar exercícios de reabilitação que colaboram com o alívio desses sintomas, através da melhoria da postura. Além disso, ajuda a desenvolver consciência corporal, melhorando também o equilíbrio.
Faz bem para a mente
Por último, mas não menos importante, o Pilates proporciona muitos benefícios para a mente. Ao adotar essa modalidade, você desenvolve sua concentração e aprende a focar nos detalhes, a viver no agora. Isso possibilita uma sensação de bem-estar e relaxamento, contribuindo para a diminuição do estresse e da insônia, e ajuda no controle da ansiedade e da depressão, principalmente por meio do trabalho de respiração, que também é utilizado na técnica.
E aí, convencemos você a praticar o Pilates? Bons motivos não faltam, mas aí vai mais um: na Dynamo você pode combinar essa e outras modalidades, por meio de um programa feito para você e para os seus objetivos. Entre em contato conosco e saiba mais. Venha para a Dynamo #AQUIÉDIFERENTE.