A chave para a consistência nos exercícios

Conhece alguém que se matriculou numa academia e abandonou em menos de 3 meses? Ou talvez você já foi esse alguém? Pois é, estatísticas mostram como a falta de consistência nos exercícios é algo presente nas academias.

Um estudo realizado pelos pesquisadores Sandro Sperandei (Fiocruz), Marcelo Vieira (Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro) e Arianne Reis (Sydney University), apontou 64% de taxa de evasão num período de até 3 meses após a matrícula. A pesquisa foi realizada em uma academia no Rio de Janeiro, durante 10 anos e mais de 5000 envolvidos.

Se vivemos numa “Era Fitness”, onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com saúde e estética, por que a adesão aos programas de exercícios ainda enfrenta dificuldades? Falaremos sobre isso abaixo.

Exercício Físico pra quê?

Na maioria das vezes, o motivo da busca de um programa de atividades físicas é o emagrecimento, assim como hipertrofia e definição muscular. Mas parece que esses motivos por si só não são suficientes para a manutenção de uma vida regularmente ativa.

Para se ter uma ideia, o Ministério da Saúde apresentou uma pesquisa em abril do ano passado apontando que 18,9% dos brasileiros são obesos, quase 1/5 da população! Um aumento de 60% nos últimos 10 anos. Já é de conhecimento geral que a prática constante de exercício físico proporciona maior expectativa de vida, diminui risco de doenças cardiovasculares, diminui o estresse, gera maior energia e disposição para tarefas diárias e por aí vai…e mesmo com toda informação disponível para comprovar esses e outros benefícios, nosso mundo enfrenta problemas enormes com doenças como obesidade, ansiedade e depressão.

Sua mentalidade diz sobre sua consistência

Para desfrutar dos benefícios do exercício físico regular, a primeira coisa a se fazer é ajustar em sua mente qual o objetivo com os exercícios. Resultados estéticos com certeza são agradáveis e benéficos, ficamos melhor com nós mesmos, com a autoestima elevada. Porém, a percepção deve ir além. Pensar no longo prazo, como um corpo forte, flexível e inteligente contribui para uma qualidade de vida com excelência.

Muitos não conseguem ter consistência num programa de exercícios porque não conquistam os resultados desejados em pouco tempo. Fruto do pensamento imediatista e ansioso de nossa sociedade. As pessoas querem tudo pra já, agora, sem nem pensar nos porquês daquilo. Caso não haja clareza e sentido a longo prazo do real motivo de inserção em determinada modalidade de exercício físico, a vontade de ter um corpo sarado, igual daquela (e) blogueira (o) ou uns quilinhos a menos definitivamente não são o bastante.

“Ah, mas eu não gosto de academia”. Realmente, muitas pessoas têm o estereótipo de que atividade física deve incluir um salão de musculação, mas não. Existem inúmeras práticas, programas e esportes. Com grande diversidade, personalização e respeitando o princípio de individualidade biológica, com certeza uma modalidade se encaixa a você!

“Ah, mas eu não tenho tempo pra atividade física”. Uma das piores desculpas já inventadas. Todas as pessoas nesse mundo têm as mesmas 24 horas. Não existe falta de tempo, existem prioridades.

Somos um sistema

Também é importante saber que o exercício físico por si só não resolverá seus problemas. Qualidade de vida está associada com estilo de vida. Sua alimentação, sono, hábitos de trabalho/estudo, controle emocional e relacionamentos estão diretamente ligados com sua experiência de vida. Isso fica nítido quando, por exemplo, você teve um desentendimento com sua parceira (o), ficou com a energia lá embaixo e não conseguiu render no trabalho, mas depois que fez aquele bom treino ou praticou seu esporte favorito, e teve uma bela noite de sono, sua mente se acalma e volta até melhor para a relação…somos totalmente conectados!

A chave

Já falamos sobre ela aí em cima, e vamos reforçar: CLAREZA é a chave para a consistência nos exercícios físicos. Com um significado que seja nobre e relevante pra gente, distrações e desculpas ficam cada vez mais ausentes em nossos pensamentos. Quer uma dica? Iremos permanecer em nossos corpos até o último suspiro, ele é nossa moradia. Respeite-o e cuide dele, e ele cuidará de você. Quanto melhor o cuidado, mais apreciáveis e produtivos serão nossos dias. É objetivo, claro.

Será possível manter uma rotina de trabalho/estudo e não ter sua energia prejudicada por isso. É chegar na terceira idade e não ter suas atividades diárias comprometidas, conseguir se manter ativo e independente. É saber que podemos aprender num mundo de possibilidades com nosso corpo. A busca pelo aprendizado de novas práticas, movimentos e posturas corporais, já é um grande fator motivacional.

Caso você já seja alguém que mantém seus exercícios constantes e como parte dos seus hábitos, ótimo! Imaginamos que tenha se identificado com os benefícios citados. Caso você esteja sedentário, ou ainda esteja nas idas e vindas dos programas de exercício…reflita, analise a importância que você tem dado, e se está claro o objetivo que almeja com a atividade física. Lembre-se: resultados expressivos vêm com paciência e consistência, e a consistência vem a partir da clareza dos seus objetivos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email