Por Natália Paletta Salazar
A dança de salão é uma atividade altamente indicada por promover diversos benefícios para quem pratica. Crianças, adultos e terceira idade percebem logo no início da prática os inúmeros benefícios que a dança traz para a vida.
A melhora da postura é o primeiro aspecto a ser percebido, uma vez que é condição mínima em sala de aula e bailes. Além disso, logo nos primeiros meses o praticante pode perceber um corpo mais alongado, perda de peso e um aumento na energia.
Estima-se que o gasto calórico de uma aula de samba de gafieira ou forró seja em torno de 470 Kcal. Já na salsa pode-se chegar a 590 Kcal em uma hora de prática. Pra quem tem interesse em aperfeiçoar o processo iniciado na academia com musculação e outras modalidades, a dança de salão é uma excelente aliada.
O grande diferencial da dança de salão enquanto atividade física é o fato de ser uma prática social e democrática. A atividade não fica presa na sala de aula. O aluno pratica em bailes, festas, casas noturnas (como o sertanejo, forró e samba) ou em qualquer lugar em que haja um par e música para dançar.
Além disso, a dança de salão trabalha significativamente a memória e a criatividade. Isso porque, inicialmente. há uma sequência de passos a serem decorados pelo praticante para que, a partir daí, ele tenha a autonomia para criar a própria sequência de acordo com a sua interpretação da música.
Há inúmeros depoimentos de pessoas que se tornaram mais felizes com a prática da dança de salão. Ela traz nova rotina para a vida, promove a saúde, é altamente prazerosa e cria novos vínculos de amizade.
E você, já marcou a sua aula para conhecer esse novo universo?
Natália Paletta Salazar – Dançarina há 22 anos – Advogada, Coordenadora e Professora