Futfit, CrossFut e Futevôlei: como escolher?

  • Por Gema Ferraz

Para quem não quer encarar as modalidades tradicionais como musculaçãoBike Indoor Pilates, o que não falta são opções como futfit, crossfut ou futvôlei.

Achar uma atividade física que dê prazer e motivação, às vezes, pode ser difícil. Com o consultor financeiro Pedro, 35 anos, não foi diferente. “Já tentei a musculação e não me diverti. Senti que tornou um compromisso. Com o futfit eu me divirto. Não sei se vou enjoar, afinal, futfit ou crossfut é igual a parte chata do tempo que eu treinava futebol.”

No futfit, crossfut ou futvôlei não têm atletas profissionais, mas os treinos são bem parecidos com o dos jogadores de futebol e futvôlei. Essas são modalidades esportivas que serão tendências em 2020.

Treinos específicos servem para melhorar o condicionamento físico, parte técnica e tática.

É sempre importante salientar que o treino de futvôlei, futfit ou crossfut não substituem o fortalecimento muscular realizado com musculação, TRX, pilates e outras modalidades de treinamento de força e treinamento resistido. Esses esportes eles servem como um complemento para cuidar do corpo, cabeça e saúde de uma forma geral.

Essa modalidades estarão entre as 10 modalidades de maior destaques para o ano novo.

MUSCULAÇÃO: SAIBA COMO POTENCIALIZAR SEUS RESULTADOS

Esse tipo de atividade costuma atrair as pessoas que não gostam de musculação, como o empresário Juliano. “Eu não tenho muita afinidade com atividade física em ambiente fechado. O futfit é um negócio que eu gosto de fazer por se aproximar do futebol. Tenho gostado muito dos treinos!”

Para aqueles que acham que o único objetivo de se praticar musculação é “ficar forte e repleto de músculos”, ou seja, apenas ganho hipertrófico, está bem enganado. São inúmeros os movimentos causadores de lesões. Diferentemente do que se pensa, a prática da musculação pode ajudar na prevenção delas, uma vez que favorece o fortalecimento muscular. Além de prevenir, a musculação também serve para melhorar sua resistência, força, potência e outras valências que devem ser usadas na prática do futfit, crossfut ou futevôlei.

Com o fortalecimento muscular pode-se alcançar um corpo forte e resistente, capaz de suportar maiores impactos, diminuindo assim o risco de lesões. Desta forma, nunca é demais lembrar a importância do profissional de educação física para avaliar as condições físicas e prescrever os exercícios adequados.

Portanto, o ideal é associar o trabalho de fortalecimento muscular. Seja na musculação, pilates, TRX, crossfit ou treinamento funcional com a prática do futfit, futevôlei ou até mesmo crossfut.

Fica a dica!

*Gema Ferraz

Graduado em Educação Física Bacharelado e Licenciatura
Pós graduado em Treinamento Funcional
Pós graduado em Treinamento para Grupos Especiais

  • Crédito da imagem: https://mcities.com.br/curitiba/na-ativa-e-na-torcida/futebol-e-crossfit-junto-e-misturado-conheca-o-crossfut/