*Fernanda Campos
Durante a gestação, a mulher passa por mudanças hormonais, emocionais e posturais. E a atividade física entra como alicerce para todas essas adaptações. Porém, é fundamental que a gestante tenha acompanhamento clínico obstétrico (pré-natal). A partir da consulta médica que a gestante é avaliada se está apta a praticar atividades físicas.
Nos três primeiros meses, a gestante é orientada a não fazer atividade física, pelo fato do corpo estar passando pelo processo de equilíbrio adaptativo materno-fetal. Mas, algumas continuam a prática de exercícios sem transtorno algum. Lógico, com a recomendação médica.
Após a liberação médica a gestante precisa encontrar uma atividade física adequada e orientada de acordo com as necessidades materno-fetal. Na Dynamo, desenvolvemos o programa focado na saúde materna, respeitando semana a semana da gestação, buscando-se o equilíbrio entre corpo e mente. Vale ressaltar que é fundamental que seja dedicada atenção especial à saúde fetal.
Assim, atividade física não só é indicada como deve fazer parte da rotina das futuras mamães. Os benefícios são inúmeros: promove maior disposição, menos inchaço e enjoos, menos dores nas costas e nas articulações e previne doenças como o diabetes gestacional e a hipertensão arterial. Isso tudo sem contar os benefícios para a hora do parto, já que a gestante terá um melhor preparo muscular e cardiovascular e uma rápida recuperação no pós-parto.
O ideal é a junção de atividades físicas que priorizem o fortalecimento de toda a musculatura e o controle do ganho de peso. Pilates, musculação e caminhada orientadas por profissionais especializados são algumas opções. A melhor atividade física é aquela lhe causa prazer.
Ser mãe também é compartilhar saúde com seu filho.
Agende uma aula experimental na Dynamo e conheça, na prática, os benefícios da atividade física na gestação.
*Fernanda Campos – graduada em Educação Física. Pós graduada em treinamento funcional. Responsável pelo Programa Mamãe Dynamo.