Whey Protein: o que é, efeitos e como tomar?

Whey protein, o que é? Essa pergunta é constante e muita gente confunde esse suplemento alimentar com anabolizante, mas um produto não tem nada a ver com o outro. Um dos suplementos alimentares mais utilizados pelos “ratos de academia” é o whey protein, que não é nada mais do que a proteína do soro do leite da vaca extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. Ou seja, provavelmente você já sabe o que é Whey Protein e o ingere desde criança.

O que é Whey Protein em composição química

Pra fazer o whey, primeiro é preciso que o soro seja extraído do leite e filtrado para remover gorduras e carboidratos. O que resta é a proteína nossa de cada dia. E quanto mais um whey protein é filtrado, mais puro ele é. Dos diferentes tipos de filtragem surgem os três tipos de whey: concentrado, isolado e hidrolisado.

O whey concentrado é o menos filtrado, mas ainda assim contém cerca de 70% a 80% de proteína. O restante é composto por carboidratos e gordura. É o mais barato e mesmo não sendo “puro”, é o que oferece o melhor custo-benefício.

O whey isolado tem mais proteína por dose que o concentrado, cerca de 95%. Este tipo de suplemento passa por uma filtragem mais eficiente, fazendo com que tenha menos impurezas (leia-se gorduras e carboidratos).

Por último, o whey hidrolisado é o mais filtrado de todos, tendo menos impurezas, e consequentemente, sendo o mais caro de todos. Ele é produzido através de um processo chamado hidrólise, que quebra o whey protein em cadeias de peptídeos bem pequenas. Quando tomamos whey hidrolisado é como se ele já estivesse pré-digerido, facilitando o seu uso pelo corpo. Com isto, ele tem a absorção mais rápida entre os três.

Whey protein – quais os seus benefícios?

O whey tem um valor biológico de 100, o que é bem maior do que o dos alimentos que consumimos como fonte de proteína. O valor biológico do frango, por exemplo, é de 79, do peixe é de 83 e dos ovos está entre 88 e 100. Além disso, essa proteína em pó que amamos possui alta concentração de Glutamina e BCAA, que nos dão mais energia para executar as atividades, tanto do dia a dia como da academia.

Mas se você acha que o whey protein é usado apenas para dietas de ganhos musculares está muito enganado. O whey também é indicado para quem quer emagrecer sem perder massa magra, já que ele controla os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rapidamente. Mas é preciso ficar atento porque o produto em excesso ou sem a prática de atividades físicas pode engordar.

Os principais benefícios do whey protein são:

  • Promover maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular);
  • Possuir ação antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo sintomas de overtraining;
  • Rápida absorção;
  • Estudos recentes mostram a associação do uso do whey com a redução do estresse oxidativo, com a prevenção da perda muscular e como uma boa opção para tratamento nutricional do diabetes tipo 2.

Whey protein – como tomar?

Já imaginou comprar um suplemento que custa entre R$70 até R$260 e depois descobrir que estava desperdiçando o produto por usar errado? O melhor horário para se tomar o whey é logo após o treino, já que nesse período abrimos o que chamamos de “janela de oportunidades”, no qual o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteína e aminoácidos.

Caso não seja possível tomar o suplemento imediatamente após a atividade física, nutrólogos recomendam que ele seja ingerido dentro das quatro horas seguintes. Outro momento indicado para uso do whey protein é após acordar, já que nesse horário passamos um grande período de tempo sem nos alimentarmos e o catabolismo é certo.

Uma dúvida constante de quem faz uso do whey é se ele deve ser tomado com leite ou com água. Quando o produto é tomado com leite, há a ingestão de uma quantidade maior de calorias. No entanto, também há uma melhor absorção dos nutrientes e de mais proteínas. Além disso, você se sente saciado por mais tempo. O whey misturado com a água tem menor teor calórico e sua absorção é mais rápida.

Sendo assim, a escolha por tomar o whey com água ou com leite irá depender dos seus objetivos individuais. Caso sua meta seja ganhar massa muscular e você não esteja muito preocupado com a balança no momento, tome o seu whey protein com leite. Já aqueles que estão fazendo uso do whey, mas ainda precisam emagrecer, a melhor opção é tomar o whey protein com água.

Nesse vídeo, você encontra dicas interessantes sobre a suplementação alimentar para iniciantes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email