Os benefícios do spinning para o corpo são inúmeros, começando pela alta queima calórica. Em uma aula de 60 minutos é possível perder até 570 calorias. O spinning ou bike indoor é uma das atividades aeróbicas mais completas, promove emagrecimento rápido e tonifica os músculos. Veja nesse conteúdo quais os benefícios do spinning para o corpo!
Essa modalidade de ginástica é realizada em grupo e simula um treinamento de ciclismo, com o uso de bicicletas estacionárias e música. Durante as aulas, os alunos podem mudar a posição, a velocidade e o peso da carga várias vezes no aparelho. Como possui baixo impacto, o spinning pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.
História do spinning
O spinning foi criado por um sul-africano chamado Johnathan Goldberg. Ciclista e fisiculturista, ele trocou a África do Sul pela Califórnia em 1979. Ele queria ser o primeiro ciclista a concluir a maratona que cruza os Estados Unidos de ponta a ponta, o Race Across America, em menos de oito dias. Eram 22 horas por dia pedalando entre montanhas e desertos, exposto ao sol e à chuva, para completar os 5 mil km que separam a Califórnia de Nova York.
Para o preparo, Goldberg pedalava entre 1.100 km e 1.300 km por semana. Chegou a pedalar 24 horas sem parar e quase sofreu um acidente. A combinação do perigo causado pelo cansaço e o pouco tempo que ficava com sua família, o fez construir uma bicicleta estacionária que simulasse as condições enfrentadas nos desafios e, ao mesmo tempo, pudesse ficar em casa com a mulher grávida.
Goldberg conseguiu alcançar mais que seu objetivo inicial. Além de cruzar os Estados Unidos em oito dias, ele criou o spinning. De obra caseira, o spinning virou negócio em 1989, quando Goldberg abriu sua primeira academia de ginástica.
Benefícios do spinning para o corpo
Abaixo, listamos sete motivos pelos quais você deve começar hoje mesmo a frequentar as aulas de bike indoor. Seu corpo e sua saúde irão agradecer!
– Contribui para melhora do sistema cardíaco e respiratório;
– Ajuda no controle de peso;
– Diminui o colesterol;
– Ajuda a diminuir a quantidade de glicose no sangue;
– Fortalece as pernas, bumbum e abdômen;
– Construção de tônus musculares;
– Alivia o estresse.
O spinning colabora até mesmo para o alívio de dores de cabeça. Ao pedalar, o corpo produz serotonina, neurotransmissor que leva a sensação de bem-estar ao organismo, e endorfina. Esses hormônios agem como uma morfina natural e contribui para o combate às dores.
Potencialize os resultados do spinning
– Utilize sapatilhas especiais. Essas sapatilhas têm solado duro, o que evita desperdício de energia, já que a força da sua perna vai direto para o pedal, não se perdendo no solado.
– Vista uma bermuda acolchoada nas partes íntimas. Isso evita que seu bumbum fique doendo.
– Procura manter o seu organismo hidratado. Tenha sempre uma garrafinha de água com você.
– Leve uma toalha. Durante as aulas, você irá transpirar bastante. Deixe uma toalhinha pendurada na bicicleta para secar as mãos – mão molhadas podem fazer com que você escorregue no guidão.
– Regule a altura do banco da bicicleta.
– Verifique a distância entre o banco e o guidão. A distância deve ser o tamanho do seu antebraço
– Ajuste a altura do guidão. Ele deve ser um pouco mais alto que o banco da bicicleta.
– Cerca de 30 minutos antes da aula, tome um copo de suco de fruta ou coma uma fruta. Depois, procure comer algum alimento rico em proteínas.
Dica extra: durante as aulas, use um frequencímetro. Esse aparelho mede a frequência cardíaca, assim, o professor consegue saber qual a frequência ideal para cada aluno, o que melhora os efeitos do exercício. Se o seu objetivo é emagrecer, a atividade física deve ser praticada com o coração trabalhando entre 65% e 75% de sua frequência cardíaca. Por exemplo, se você tem 25 anos, sua frequência cardíaca mínima para promover a queima de gordura é de 127 e a máxima é de 146. Neste post te ensinamos mais detalhadamente a como monitorar a intensidade do treino.
Se você está adiando o início da prática de exercícios físicos por falta de tempo, o spinning é perfeito para você já que cabe na sua rotina. Na Dynamo, as aulas de bike indoor tem duração de 50 minutos e são ofertadas em todos os turnos, basta você escolher o horário que mais se adeque a sua rotina. A indicação é que a atividade seja realizada entre duas e três vezes por semana. Marque agora a sua aula experimental!