TRX – Um novo olhar para o exercício físico

Por Ronan Dias*

Está cansado dessas atividades tradicionais e monótonas? Quer saúde e qualidade de vida através de uma atividade dinâmica e prazerosa? Eis então que lhe apresentamos o TRX ou Treinamento Suspenso.

Nosso corpo é feito para funcionar como um todo, com os músculos sendo usados para produzir um movimento desejado. Com esse propósito, o Treinamento Funcional vem sendo muito bem difundido no Brasil e ganhando inúmeros praticantes. Ele representa uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano como empurrar, puxar, agachar, girar, entre outros. Com isso, requer a integração do corpo todo realizando um gesto motor específico.

Este tipo de atividade visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades desportivas ou as atividades do dia a dia. Realizados sobre um padrão corporal correto, claramente poderão trazer os benefícios desejados pelo praticante, seja este um atleta, um indivíduo fisicamente ativo ou uma pessoa sedentária que deseja ingressar na atividade física.

O TRX teve início há mais de 150 anos, em gerações de acrobatas e ginastas, que usavam o método em suas preparações físicas. No entanto, com o crescimento do treinamento de força nas décadas de 60 e 70, ele perdeu a atenção e desapareceu desde então.

No final da década de 90, devido a uma necessidade da Marinha norte-americana (SEALs) de manterem seus soldados nas melhores condições físicas durante as missões, pois não tinham equipamentos tradicionais, Randy Hetrick e seus companheiros desenvolveram com tiras de paraquedas costurados a mão e ferramentas para conserto de barcos de borracha, um grande número de exercícios usando o peso do próprio corpo, construindo assim o equipamento que conhecemos hoje. Para o mundo, a nova modalidade foi apresentada no IDEA World Fitness Conference em 2004.

Agora ele se tornou um sistema de treinamento funcional incluído em qualquer programa de treino das Forças Armadas Norte Americana. Devido à sua eficiência e versatilidade, rapidamente começou a ser acrescentado também em programas de treino de atletas de alto nível, como futebol, golfe, surf, basquete, entre outros esportes.

Mas não se limitou apenas a este tipo de pessoas. Ele pode ser feito por qualquer um que deseja um treinamento inovador e diferenciado. Educadores Físicos acrescentaram o TRX em seus programas. Pessoas de mais idade também estão o utilizando em suas atividades para longevidade por causa da sua liberdade de movimento, além de fisioterapeutas no trabalho de reabilitação e correção postural. E você não vai querer experimentar?

Um novo “olhar” para o exercício físico

O TRX oferece uma nova maneira de treinar, diferenciado dos treinamentos convencionais. Ele utiliza exercícios em suspensão contra a gravidade do próprio corpo.

Este equipamento foi feito para envolver o corpo como um todo. Padrões de movimentos usados no dia a dia podem ser feitos melhorando a sua execução e sua eficiência.

  • A dinâmica do Treinamento. No TRX você tem a oportunidade de ter uma atividade mais dinâmica e prazerosa. Treinar parado pode tornar os exercícios monótonos para quem pratica.
  • A integração de várias articulações em um só movimento. É muito importante saber e compreender as qualidades e as limitações tanto dos exercícios isolados quanto dos integrados. Os exercícios isolados são, na maioria das vezes, sobre uma única articulação, trabalhando grupos musculares separados e em um único plano de movimento. Já os exercícios integrados são movimentos amplos, multi articulares e geralmente em vários planos de movimento.
  • Treinar em vários planos de movimento. Não se importando com o objetivo, o TRX permite que você possa utilizar qualquer movimento do corpo humano utilizando os três planos (Frontal, Sagital, Transversal). O corpo humano foi feito para movimentar-se. Exercícios isolados contrariam a natureza da evolução corporal.
  • Core. O trabalho de estabilização lombo pélvica é fundamental para qualquer movimento. Os exercícios feitos no TRX são grandes estabilizadores e produtores de força para o corpo humano. Exercitá-lo ajuda a fortalecer a coluna dando suporte para as atividades em geral.
  • Local para treinar. Por ser um equipamento portátil e de fácil manuseio, ele pode ser usado tanto em áreas outdoor (parques, praças, campos), quanto em áreas indoor (academias, casa).
  • Níveis de aptidão física do praticante. O nível de intensidade dos exercícios em suspensão varia de acordo com a aptidão física, podendo ser ajustado nas sessões de exercícios.
  • Metas e objetivo do praticante. Vão variar de acordo com o que o praticante deseja. Podemos usar o TRX para o desempenho esportivo e para o treinamento de militares, tanto quanto na reabilitação de pacientes em hospitais. Isso ocorre devido à sua grande versatilidade se tornando um diferencial nos dias de hoje.

Dicas para realizar uma atividade segura e prazerosa

Escolha os exercícios – O TRX possui uma gama de programas e exercícios, permitindo que você aproveite ao máximo este tipo de atividade. Eles podem ser realizados isoladamente ou de forma integrada. Ao selecioná-los é muito importante considerar a técnica e a intensidade. Alguns exercícios nem possuem uma forte resistência, mas precisam de uma técnica apurável para ser executado.

Ordem dos exercícios – A ordem dos exercícios é parte fundamental para um programa seguro e de qualidade. Apesar dos exercícios serem feitos de forma integrada, podemos separá-los por região do corpo ou por movimentos. Podemos pensar também em qualidades físicas como força, flexibilidade, resistência, equilíbrio e core.

Séries e repetições – As séries e repetições no TRX podem ser baseadas em tempo ou até mesmo em cima de repetições de movimento. Séries baseadas em tempo permitem que o praticante faça no seu próprio ritmo. Séries baseadas em repetições faz com que os movimentos fiquem em um ritmo mais sincronizado.

Períodos de descanso – Os períodos de descanso no TRX podem ser feitos entre uma rodada, até mesmo entre um exercício e outro, mas também podemos incluir algum movimento fazendo uma recuperação ativa na atividade.

Monte seu programa. Se baseie no objetivo a ser alcançado e aproveite a atividade da melhor maneira possível.

Ambiente e música. O ambiente e a música são a essência de uma aula agradável e prazerosa para o praticante. A música dita o ritmo e o clima adequado para cada sessão de exercício.

Movimentos. As indicações ao praticante são fundamentais para um movimento correto e seguro, proporcionando uma experiência consistente e satisfatória. Por isso devemos ter atenção na posição, no movimento propriamente dito, nas alterações de exercício e na troca de sessões.

Vivencie o TRX, assim você tem mais oportunidade de observar a atividade e tirar suas próprias conclusões. Experimente encontrando seus limites e desenvolvendo suas habilidades.

Procure um profissional especializado. O papel do educador físico no TRX é o de fornecer ao praticante todas as informações possíveis para um treinamento eficiente e seguro, tanto para uma atividade personalizada, quanto para uma aula em grupo. Ele tem a possibilidade de corrigir possíveis falhas, incentivando vocês a darem o melhor de si nas aulas. Isso faz toda a diferença.

Aproveite essa dica e se exercite. Não importa a atividade, o que vale é praticar! Bons treinos!

* Ronan Dias
Educador Físico
CREF: 011784 – G / MG
Certificado TRX Suspension Trainer – Pessoal/Grupo – Fitness Anywhere.
Ministrante do Curso Treinamento Suspenso – Nova Expansão Cursos (de set 2013 a 2017).
Esp em movimento – Método K3d.
Esp em Personal Trainer e Treinamento de Força

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email